Para muitas pessoas, preparar refeições é uma verdadeira terapia. Pratos simples ou complexos ajudam a demonstrar carinho, cuidar da própria saúde e degustar delícias em boa companhia. Seja qual for a intenção, nada disso seria possível sem uma lista básica de utensílios para cozinha.

Você já deve ter alguns exemplares em mente, ainda mais se costuma colocar a mão na massa para servir quitutes e bebidas diversas. De qualquer forma, sempre é bom dar uma revisada nos armários e gavetas a fim de completar a coleção de peças essenciais.

Que tal começar essa análise com a nossa ajuda? Fique de olho nas sugestões de produtos e planeje suas próximas compras!

Por que ter variedade de utensílios para cozinha?

A alimentação ocupa parte importante na rotina das famílias. Tanto é que, diariamente, alguém acaba se responsabilizando pelas principais refeições do grupo: café da manhã, almoço e jantar. Mesmo quem não come em casa pode, em algum momento, querer elaborar um prato especial.

Perceba que ambas situações pedem uma cozinha devidamente equipada. O objetivo é facilitar o preparo de receitas doces e salgadas, de modo que a experiência seja sempre positiva e gere bons resultados. Assim, a variedade de utensílios domésticos surge como aliada no ganho de praticidade.

O que não pode faltar na cozinha?

É comum lembrar dos eletroportáteis quando o assunto envolve comida. Ainda que agilizem os preparos, eles não são os únicos produtos essenciais. Ao incrementar sua cozinha, pense também em componentes que possam ser usados no fogão ou forno. Assim, sua aventura como chef será muito mais prazerosa.

Confira exemplos de acessórios que vale a pena providenciar.

1. Colher

É um instrumento necessário em várias etapas, já que permite mexer e misturar ingredientes para, depois, servi-los. Existem modelos grandes, médios e pequenos, bem como versões feitas com diferentes materiais — inox, madeira, silicone, alumínio etc.

As colheres fazem parte do kit inicial de utensílios para cozinha porque atendem inúmeras necessidades. É importante ter uma quantidade suficiente para todos os moradores e, também, modelos grandes para transferir a comida até os pratos.

2. Faca

Nos modelos pequenos, fazem par ao lado dos garfos e viram protagonistas em diversas refeições. Mas será que você já parou para avaliar a diversidade de facas grandes? Tem para cortar pão, legumes, carnes e até bolos! Sim, existe um formato adequado a cada função.

Com tantas opções disponíveis, a dica é pensar nos preparos que costumam fazer parte da sua rotina. Assim, você consegue escolher as mais importantes e, aos poucos, ir completando o jogo presente na cozinha. Fica aqui o conselho de adquirir uma chaira para manter todas afiadas.

3. Fouet

Também conhecido como batedor manual, é aquela peça usada para misturar cremes, molhos e demais soluções com suavidade, a fim de alcançar uma textura específica. Muita gente utiliza para bater claras em neve, por exemplo, geralmente para preparar receitas doces.

Vale dizer que o fouet é importante mesmo para quem tem um mixer ou batedeira. Afinal, sua utilização demanda maior controle do movimento das mãos. Isso significa que a percepção da consistência fica mais apurada e leva a um melhor resultado.

4. Tigelas

São recipientes sem tampas e pegas, muito usados para servir caldos, sopas e molhos. Por conta de sua profundidade, também podem abrigar saladas e pedaços de frutas que servem de sobremesa. Em resumo, é um dos utensílios para cozinha mais versáteis que existem.

Há quem utilize as tigelas para misturar ingredientes e temperos, de modo que o sabor das especiarias, azeites e ervas penetrem com mais facilidade. Outra possibilidade é mexer massas de bolos, panquecas e até cremes açucarados. Dê preferência para modelos de vidro, pois permitem visualizar o conteúdo interno.

5. Medidor

A proporção é muito importante no planejamento de vários pratos. Já percebeu que, sem as medidas corretas, a chance de uma receita dar errado aumenta? E não adianta querer se basear nas xícaras e colheres comuns, visto que cada marca tem diferentes tamanhos e formatos.

Uma boa saída para acertar nas misturas é comprar um medidor que traga diferentes peças. Muitos vêm com contagens crescentes de porções, com indicações de gramas ou miligramas. Trata-se de um acessório valioso para ganhar segurança na separação dos ingredientes.

6. Panelas

É difícil planejar uma refeição completa sem um conjunto básico de panelas. Disponíveis nos mais variados materiais, as caçarolas são as melhores amigas dos brasileiros. Há opções em todas as cores e tamanhos, com tampa comum ou furada.

Elas estão entre os principais utensílios para cozinha e permitem o preparo de várias receitas ao mesmo tempo. Enquanto deixa o arroz cozinhando em uma boca do fogão, você já pode ir refogando o alho para o feijão e fritando a sua proteína favorita. Apenas tenha o cuidado de evitar as panelas de alumínio, que é um metal que tende a contaminar os alimentos.

7. Frigideiras

Queridinhas de quem aposta em preparos rápidos, as frigideiras têm base reta que aumenta a superfície de contato com as chamas. Isso explica por que conseguem agilizar todo tipo de receita, desde uma simples omelete até um refogado de legumes.

Esse produto, que mais parece um prato raso com cabo, costuma vir com revestimento antiaderente em seu interior. É um diferencial e tanto para reduzir o uso de gordura nos alimentos. Em outras palavras, ao optar por modelos que não grudam, você consegue grelhar, saltear, selar e gratinar ingredientes sem dificuldade.

8. Assadeiras

Foram desenvolvidas para receber massas e até alimentos individuais que vão ao forno ou micro-ondas. Elas costumam ter bordas altas para que a mistura não escorra durante o aquecimento, podendo o alimento crescer ou se expandir sem grandes problemas.

Hoje, boa parte das assadeiras costumam ser fabricadas com material antiaderente. Você encontra versões quadradas, redondas, retangulares e até com formatos inusitados no mercado. Também tem modelos com aro removível, que ajuda a desenformar.

E então, conseguiu identificar algum produto que possa estar faltando no seu kit básico? Vale lembrar que muitos utensílios para cozinha demandam trabalho conjunto com o fogo. Ou seja, mais que peças novas, você precisa garantir o gás de cada dia para prosseguir com suas receitas.

Por falar em gás, o que acha de receber o próximo botijão apenas com alguns cliques? Baixe agora o aplicativo da Ultragaz e faça o seu pedido!

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia mais

Confira os últimos conteúdos
85 anos 11/08/2022

85 anos da Ultragaz

Saiba mais
Boleto digital 10/08/2022

Boleto digital oferece maior comodidade

Saiba mais
tipos de fogão
12/07/2022

Conheça os tipos de fogão e saiba como escolher o ideal

Saiba mais
orçamento familiar
05/07/2022

Orçamento familiar: 6 dicas para acertar no seu

Saiba mais
alimentação saudável
14/06/2022

Guia da alimentação saudável: como melhorar suas refeições

Saiba mais
utensilios para cozinha
10/06/2022

8 utensílios para cozinha que você precisa ter na sua casa

Saiba mais
tipos de tempero
App 14/03/2022

Você conhece os tipos de tempero? Confira aqui quais são!

Saiba mais
Botijão de gás 07/04/2022

Promoção de Páscoa Ultragaz

Saiba mais
Botijão de gás 04/03/2022

Semana do Consumidor Ultragaz

Saiba mais
Botijão de gás 23/02/2022

Chegou um novo canal no WhatsApp para o público empresarial

Saiba mais
Botijão de gás 10/02/2022

O que você precisa saber sobre o botijão de gás

Saiba mais
App 10/02/2022

Promoção Vamos Energizar no App

Saiba mais
Peça gás 29/11/2021

WhatsApp Ultragaz, um jeito fácil e rápido de pedir seu gás!

Saiba mais
GLP 29/11/2021

Você sabe o que é gás GLP?

Saiba mais
Fogão 29/11/2021

Como higienizar o forno de fogão a gás?

Saiba mais
Botijão de gás 29/11/2021

Meu Botijão de gás pode explodir?

Saiba mais
Logotipo da Ultragaz com vendedor de gás empurrando botijões, o chamado "esforçadinho". O logo é uma ilustração de homem à direita, empurrando um carrinho com o botijão seguido do escrito "Ultragaz", todo em azul.

Seja bem-vindo

Peça seu botijão aqui!

Enviar